Invista em livros que ensinam a ganhar dinheiro na Bolsa de Valores
Powered by MaxBlogPress  

RSS Feed for This PostAprenda sobre investimentos

O que são ações “blue chips”

As ações blue chips, ou de primeira linha, são aquelas de empresas de grande porte, de alcance nacional e internacional e de comprovada lucratividade, principalmente a longo prazo. Um bom exemplo desse tipo de ações são as queridinhas dos iniciantes, VALE5 e PETR4.

Por característica, as blue chips têm grande liquidez - com muitos negócios feitos diariamente - e bastante procura pelos investidores. A lista de empresas com ações blue chips não é oficial e muda de período para período. Mas há aquelas que são sempre listadas entra ano e sai ano.

As ações ainda podem ser divididas em

  • de segunda linha - são ações um pouco menos líquidas, de empresas de boa qualidade, em geral de grande e médio portes;
  • de terceira linha - são ações com pouca liquidez, em geral de companhias de médio e pequeno portes (porém, não necessariamente de menor qualidade), cuja negociação caracteriza-se pela descontinuidade, isto é, pode acontecer de haver períodos em que essas ações não são negociadas.

Com as ações de segunda e terceira linha, as possibilidades de ganho rápido aumenta, mas os riscos de perda também.

Quer investir?

  • Os livros mais vendidos sobre finanças pessoais
  • URL para trackback

    1. 9 Comentário(s)

    2. Por Marco Carvalho on 9.7.2007 | Reply

      Um pouco de cultura inútil: foi por causa do termo blue chips que a IBM ganhou a alcunha de “Big Blue”. Uma bricadeira por ela ser uma das blue chips da NYSE, pelo seu logo azul e finalmente e mais importante os grandes lucros que gerou para seus acionistas em algumas épocas :)

      Abraços!

    3. Por Manoel Guimaraes on 31.10.2007 | Reply

      Segundo a Wikipedia, há varias teorias sobre a razão do apelido “Big Blue”. Nenhuma das teorias ali apontadas se refere à sua condição de “blue chip”.

      http://en.wikipedia.org/wiki/IBM#Big_Blue

    4. Por Alessandro Martins on 3.11.2007 | Reply

      Talvez por que geeks não gostem de investir na bolsa… eles não conhecem o termo :-)

      Abraços do Ale, Manoel!

    5. Por Manoel Guimaraes on 5.11.2007 | Reply

      Ou talvez por que não seja verdade.

    6. Por Alessandro Martins on 5.11.2007 | Reply

      Vou deixar essa questão para os universitários ;-)

      Abraços, meu caro!

    7. Por Renato on 12.11.2007 | Reply

      ta explicado

      http://www.solucionathica.com/2006/12/26/blue-chips-os-grandes-salgadinhos-azuis/

    8. Por Alessandro Martins on 12.11.2007 | Reply

      Bem explicado, Renato… só nos resta saber se a IBM é a big blue por conta disso ou se é, de fato, lenda… abraços!

    9. Por Renan Correa de Carvalho on 13.8.2008 | Reply

      O que são ações eu que saber!!!

    10. Por Alessandro Martins on 16.8.2008 | Reply

      Renan,

      ações são uma pequena parte do capital social de uma empresa.

      Veja isso:

      http://iniciantenabolsa.com/2007/06/18/o-que-e-uma-acao/

      Abraços!

    1. 2 Trackback(s)

    2. 7.7.2008: Mensagem da corretora durante as incertezas | Um investidor iniciante na bolsa de valores
    3. 2.9.2008: O que são ações small caps? | Um investidor iniciante na bolsa de valores

    Deixe um comentário